sexta-feira, 24 de julho de 2009

FOME

FOME

Por falar em fome, acabei de comer um delicioso chocolate austríaco, com recheio de amêndoas e limão. DELICIOSO presente do intercambista.
Há vários fatores envolvidos no controle da fome, mas pelo que aprendi na neurofisiologia, parece que neurotransmissores que agem no hipotálamo, como a leptina e a orexina são os principais moduladores deste estado motivacional paradoxal. Paradoxal pois a fome é ao mesmo tempo uma sensação horrível e excitante, tendo em vista que ficar com fome é péssimo, mas imaginar o que se pode comer para trucidá-la é MARA!
Deixando essa chatice científica de lado (eu sou migué, mas lembro de algumas coisas aleatórias, como essa), vamos ao que realmente interessa: como a fome afeta o comportamento das pessoas.
Obs. Fome aqui é encarado como estado motivacional, e não levando em conta aquelas coisas chatas que gente velha sempre diz: "fome é diferente de vontade de comer... só quem passou fome sabe o que é fome". Se eu quero comer, pra mim isso é fome, e pronto.
Normalmente, quando procuramos por comida e comemos, estamos agindo em prol da obtenção de energia para o organismo. E aí ocorre uma associação com o sono: quanto mais dormimos, menos energia gastamos e conseqüentemente, menos alimento precisamos ingerir. Aí me vejo mais uma vez diante de questionamentos intrigantes e na dúvida de estar eu ou não num estado patológico. Pois veja só: como já disse nas outras postagens, eu durmo MOOOOOITO (e não só eu, como também muitos de meus colegas e amigos). No entanto, hoje, que sinto muito mais sono e durmo muito mais do que na época pré-faculdade, eu como muito mais do que antes. Já me declarei não-narcoléptico, mas é intrigante: de onde vem tanta fome???
Aí é que eu acho que entra aquilo que vai além do controle hipotalâmico, do controle orgânico em geral: A FALTA DE VERGONHA NA CARA (e da barriga). Sim, porque só pode ser a falta de vergonha o fator responsável por levar as pessoas a comerem um bom-bom logo após o almoço, um croissant de chocolate duas horas depois, no intervalo das aulas, um salgado frito (ou assado, mas que também é massa) ao fim da tarde, chegar em casa e tomar mais uma cafezão daqueles e ainda jantar horrores e antes de dormir, comer alguma coisinha só pra "enganar o estômago". Caralho, velho! Isso não é normal, é armadilha de satanás (hauhauahu), mas pasmem, é o que acontece comigo e com muita gente, diariamente. Claro que não sempre com o mesmo cardápio (mesmo porque, acaba saindo caro comer tudo isso na cantina), mas meu, as coisas acontecem assim. Por que as pessoas, por mais que estejam saciadas, passam na frente de uma vitrine de doces e compram "unzinho, só pra matar as bichas", o que eu acho uma coisa super violenta (imaginem só, matar as bichas?! coisa ridícula, ditadinho sem noção)? Por que, ainda saciados, ao sentirem o cheiro de uma carne assando, já começam a salivar e só sossegam depois de matar mais uma bicha? PAREM DE COMER EXCESSIVAMENTE, SEUS HOMOFÓBICOS, ASSASSINOS DE BICHAS!
E ainda tem uma coisa de preconceito reprimido, que deve vir à tona. Certa vez, vi alguém falando na televisão: "Quando vemos alguém fumando, criticamos, julgamos e ainda pedimos a pessoa que pare de fumar. Pois se é assim, temos que ter a mesma coragem de criticar ao ver um gordo comendo um X-Salada ou uma fritura e pedir que ele pare de comer, e ainda, nas rodas de conversa, afirmar que é contra os gordos que comem coisas que engordam." E quer saber? Essa é a mais pura verdade! Gordos: PAREM DE COMER! VOCÊS SÃO MEDONHOS!
Talvez eu diga isso só porque os meus quilos, embora estejam acima do "permitido", são bem distribuídos. Também, eu estou me exercitando e já emagreci... te contei, querida?
Obs.não entendo como os estrangeiros podem não conhecer e viver sem brigadeiro.

Mas comer também tem o seu lado positivo: é comendo que adquirimos nutrientes, substratos para a produção de energia, gorduras essenciais, vitaminas, matamos a vontade (a vontade, não as bichas), nos sentimos alegres, é comendo e cozinhando que dignificamos e tornamos a cozinha o local mais importante da casa, etc.
Acabei de comer um chocolate, mas escrever esse post me deu uma fome... acho que vou comer um pedaço do bolo de chocolate que a mamãe fez. Um não. Melhor, dois, DOIS pedaços. Até logo e boas refeições a todos! =P

Um comentário: